sexta-feira, 13 de julho de 2012

     RESUMO – NAVEGAÇÃO – PP

NAVEGAÇÃO: é a ciência que permite ao homem conduzir um engenho dirigível, com arte e habilidade, sobre a superfície da Terra.

NAVEGAÇÃO AÉREA: é a maneira de conduzir com habilidade, de um lugar para o outro, um dirigível através do espaço.

NAVEGAÇÃO VISUAL OU CONTATO: é a maneira de conduzir um dirigível com segurança sobre, a superfície da Terra, observando os seus pontos significativos.

PONTO SIGNIFICATIVO: é toda referência existente na superfície da Terra, tais como: rodovias, ferrovias, rios, lagos, pontes, cidades, montanhas, etc.

NAVEGAÇÃO ESTIMADA: é a maneira de conduzir uma aeronave ou outro dirigível sobre a superfície da Terra e determinar, a qualquer momento, a partir do último ponto conhecido, o local que se encontra. Fator importante: Vento.

NAVEGAÇÃO RADIOGONIOMÉTRICA: é a maneira de determinar o local onde se encontra a aeronave, por meio de ondas de rádio.

A TERRA – FORMA: a Terra é levemente achatada nos pólos e sua superfície é bastante irregular. Tem forma de um esferóide. Para efeito de estudos, é considerada como tendo a forma de uma ESFERA PERFEITA.

ESFERA:  é um corpo limitado, cuja superfície fica eqüidistante de um ponto central.

PÓLOS: são extremidades de um EIXO IMAGINÁRIO, em torno do qual a Terra gira no sentido anti-horário. A extremidade superior é chamada de Pólo Norte, a extremidade inferior é chamada de Pólo Sul.

EIXO IMAGINÁRIO: é uma linha imaginária que passa pelo centro da Terra no sentido dos pólos, em torno da qual ela executa seu movimento de rotação.

CÍRCULO MÁXIMO: é todo aquele cujo o plano divide a Terra em duas partes iguais.

CÍRCULO MENOR: é todo aquele cujo o plano não divide a Terra em duas partes iguais.

ARCO: é qualquer porção de uma linha curva e contínua.

GRAU: é a unidade de medida de um ângulo.

GRAU DE ARCO: é a unidade de medida de um ângulo, cujo arco é de 1/ 360o  da circunferência.

EQUADOR: é um Círculo Máximo que divide a Terra em duas partes iguais, chamamos de Hemisfério Norte e Sul, e cujo plano é perpendicular ao seu Eixo Imaginário, éo único Círculo Máximo no sentido dos paralelos.

PARALELOS: são círculos paralelos ao Equador, cujos planos também são perpendiculares ao Eixo Imaginário da Terra, todos os paralelos são arcos de Círculos Menores.

PARALELOS E LATITUDES: são todos os paralelos que representam as latitudes em uma Carta.

LATITUDE: é a distância angular lida num arco de meridiano, cuja origem é o centro da Terra, partindo do plano do Equador e o paralelo de um lugar.

CO-LATITUDE: é a distância angular lida num arco de meridiano, do paralelo de um lugar e o pólo que pertence a latitude. Podemos dizer ainda, que é a diferença entre 90o e a latitude de um lugar.

MERIDIANO: é um arco que na superfície da Terra é limitado pelos pólos, pode ser a metade de um círculo máximo compreendido entre os pólos. Os meridianos são perpendiculares ao Equador.

MERIDIANO DE GREENWICH: é o meridiano que passa pelo local do Observatório Real de Greenwich, na Inglaterra, por convenção foi escolhido para ser o meridiano de Origem, cujo valor em graus de arco é 000o, também é conhecido com o nome de Primeiro Meridiano.

ANTI-MERIDIANO: é o meridiano diretamente oposto ao meridiano considerado por um observador, sendo assim, o anti-meridiano de Greenwich é o meridiano 180o , que é chamado de Linha Internacional de Data.

MERIDIANOS DE LONGITUDE: são todos os meridianos que representam as longitudes de uma projeção.

LONGITUDE: é a distância angular do Meridiano de Greenwich, para o arco de meridiano de um lugar.

COORDENADAS GEOGRÁFICAS: o sistema de coordenadas geográficas se compõe pela intersecção formada por Latitude e Longitude.
Obs: já vimos que as latitudes são distâncias que se formam no plano do Equador e vão aumentando para os Pólos Norte e Sul e Paralelos de Latitude são círculos. As Longitudes também são distâncias angulares que se formam no Eixo da Terra e o Meridiano de Greenwich, de onde vão aumentando para o meridiano de 180o E e W, e Meridiano de Longitude são semi-círculos, ou é a metade de um Círculo Máximo.

POSIÇÃO: é um ponto que se define na superfície da Terra.

DIFERENÇA DE LATITUDE (DLA): é a diferença angular lida de um arco de meridiano, compreendida entre duas latitudes consideradas.

DIFERENÇA DE LONGITUDE (DLO): é a menor distância angular lida num arco do Equador, compreendida entre duas Longitudes consideradas.

LATITUDE MÉDIA (LM): é a latitude que fica igualmente distante, entre duas latitudes consideradas, portanto, uma distância angular do plano do Equador e o Paralelo de um lugar.

LONGITUDE MÉDIA (LOM): é a longitude que fica igualmente distante de duas longitudes consideradas.

REGRAS: DIFERENÇA DE LATITUDE (DLA) e DIFERENÇA DE LONFITUDE (DLO) DO MESMO HEMISFÉRIO SS/NN e WW/EE = SUBTRAI-SE.

DIFERENÇA DE LATITUDE (DLA) e DIFERENÇA DE LONGITUDE (DLO) DE HEMISFÉRIOS CONTRÁRIOS NS/SN e WE/EW = SOMA-SE.
Obs: (só para longitudes de nomes contrários (DLO), quando a soma ultrapassar de 180o, deverá subtrair de 360o para obter DLO apropriado).

LATITUDE MÉDIA (LM) e LONGITUDE MÉDIA (LOM) DO MESMO HEMISFÉRIO SS/NN e WW/EE = SOMAR E DIVIDIR POR 2.

LATITUDE MÉDIA (LM) e LONGITUDE MÉDIA (LOM) DE HEMISFÉRIOS CONTRÁRIOS NS/SN e WE/EW = SUBTRAIR E DIVIDIR POR 2.

LONGITUDES MÉDIAS – com longitudes altas e de nomes contrários:
                Quando se estiver calculando LOM, cujas longitudes envolvidas forem altas, a LOM será o anti-meridiano da longitude achada.
Exemplo: long 156o 30’E e long 135o 40’N

155    90 E
135    40 W
                    
 020  50   2 = 010 25 E (seria LOM)               180 ou 179 60
                                            010 25 E
                                                   
                                            169 35 W (LOM correta)

DISTÂNCIA: a medida do espaço compreendido entre dois pontos considerados, em navegação aérea é sempre medida em uma linha reta entre dois pontos.

MILHAS TERRESTRES (MT) ou STATUTE MILE (ST): corresponde a 1.609 metros.

MILHA MARÍTIMA (MIMA) ou NAUTICAL MILE (NM): corresponde a 1.852 metros.

1o DE ARCO EQUIVALE  A 60 NM:  e se quiser saber a distância entre dois paralelos, é obter os graus de DLA, e multiplica-los por 60 e somar os minutos se houver.

ORIENTAÇÃO: é a maneira pela qual um observador determina a posição de um lugar.

PONTOS CARDEAIS: N / S / E / W

PONTOS COLATERAIS: NE / SE / SW / NW

PONTOS SUB-COLATERAIS: NNE / ENE / ESE / SSW / WSW / WNW / NNW

ROTA ORTODRÔMICA ou ROTA DO CÍRCULO MÁXIMO: é a direção que corta os meridianos em ÂNGULOS DESIGUAIS.

ROTA LOXODRÔMICA: é a direção constante que corta todos os meridianos em ângulos iguais.

PROJEÇÃO: consiste em reproduzir num plano a superfície ou parte dela.

GRATÍCULA: é a aparência de uma projeção formada pelo gradeado dos meridianos e paralelos.

MAPA: é a representação gráfica da superfície da Terra, sem grandes detalhes de projeção.

CARTA: é a representação em uma superfície plana da superfície da Terra, mostrando, no máximo de detalhes, elevações, cidades, vilas, rodovias, ferrovias, lagos, aeroportos, etc; especialmente destinada para fins de navegação.

ESCALA: é a dimensão de uma dada distância na Carta, relacionada na superfície da Terra. A escala pode ser gráfica ou fracionária.
Ex: 1: 2.000.000
            1 cm        =       1 cm        =    1 cm
       
             2.000.000 cm        20.000 mts            20 kms

POLAR: quando projetada nos pólos.

OBLÍQUA: quando projetada em um paralelo qualquer.

EQUATORIAL: quando projetada no Equador.

ESTEREOGRÁFICA: que faz origem ao lado oposto (Ponto oposto ao ponto de tangência).

ORTOGRÁFICA: que faz origem no infinito.

AZIMUTAIS: são aquelas projetadas num plano.

GNOMÔNICA: é representada do centro da Terra.

POLICÔNICA: é o desenvolvimento da superfície da Terra, projetada em vários cones.

PROJEÇÃO LAMBERT: é uma projeção com origem no centro da Terra, é projetada sobre um CONE. A rota ortodrômica é representada uma linha reta.

VANTAGENS DA CARTA LAMBERT:

1. a escala de distância, é constante que poderá ser mantida em qualquer trecho;
2. uma linha reta apresenta uma grande aproximação de um Círculo Máximo; (rota ortodrômica)
3. é a carta ideal  para plotagem de pontos Radiogoniométricos;
4. paralelos e meridianos cortam´se a ângulos de 90o.

DESVANTAGENS DA CARTA LAMBERT:

1. A ROTA LOXODRÔMICA é representada por uma linha curva;
2. a leitura das direções são obtidas no meridiano médio do trecho;
3. é de difícil construção, sendo possível por pessoas especialistas;
4. a plotagem de pontos, é mais difícil do que a Mercator.

PROJEÇÃO MERCATOR: é projetada em um cilindro tangente à Terra, no Equador de modo que os paralelos e meridianos apareçam retos, cortando-se em ângulos de 90o .

VANTAGENS DA PROJEÇÃO MERCATOR:

1. é fácil a plotagem das coordenadas dos pontos;
2. paralelos e meridianos são linhas retas e cruzam-se a ângulos de 90o ;
3. é de fácil construção;
4. as direções podem ser lidas em qualquer meridiano que cruzem;
5. uma linha reta de direção representa uma Rota Loxodrômica.

DESVANTAGENS DA PROJEÇÃO MERCATOR:

1. grandes distorções em altas atitudes;
2. limitação de uso em redor das latitudes 60o N e S;
3. um Círculo Máximo é representado por uma curva;
4. as distâncias são variáveis com as latitudes;
5. as marcações de rádio necessitam ser corrigidas em altas latitudes para serem plotadas na carta.

BÚSSOLA: é o principal instrumento para a Navegação.

BÚSSOLA MAGNÉTICA: é a barra de aço imantada, suportada livremente por um eixo ao centro, que permanece atraída pelo Norte Magnético.

TUBO DE PITOT:  é um tubo destinado a captar a pressão de impacto, cujas pressões são levadas através de dois tubos de linha de pressão para movimentar o ALTÍMETRO, VELOCÍMETRO e CLIMB.

VELOCIDADE: é a rapidez com que um corpo se desloca, de um ponto para o outro.

VELOCÍMETRO: é um instrumento que indica velocidade e capta pressão estática e pressão dinâmica ou impacto.

VELOCIDADE INDICADA (VI): é o valor de indicação pelo instrumento sem nenhuma correção.

VELOCIDADE CALIBRADA (VC): é a velocidade indicada quando corrigido para os erros de instalação de instrumentos.

VELOCIDADE AERODINÂMICA (VA): é a velocidade indicada ou calibrada, corrigida para a temperatura e altitude, devido a diminuição da densidade do ar.

VELOCIDADE NO SOLO ou RESULTANTE (VS): é a velocidade da aeronave relacionada diretamente ao solo.
VS   VA (vento de cauda), VS  VA (vento de proa), VS = VA (se soprar o vento da direita ou esquerda e formar um ângulo de 90o ).

ALTÍMETRO: é um instrumento que se destina a indicar o posicionamento vertical da aeronave com base na pressão atmosférica e capta pressão estática.

DECLINAÇÃO MAGNÉTICA (DMG): é o ângulo formado entre o Norte Verdadeiro e o Norte Magnético. A DMG para a direita chamamos de ESTE ( E ), se for para a esquerda chamamos de OESTE ( W ).

LINHA AGÔNICA: é a linha cuja declinação magnética é zero, não há ângulo entre os pólos, é também conhecida como declinação nula.

LINHAS ISOGÔNICAS: são linhas que, em toda sua extensão, tem o mesmo valor de declinação magnética.

COMPONENTE HORIZONTAL: é sempre que uma aeronave estiver voando fora dos pólos, a força de atração, faz com que a agulha alinhasse na direção Norte / Sul magnética, é mínima nos pólos magnéticos e máxima no Equador.

COMPONENTE VERTICAL: é sempre que uma aeronave estiver voando próxima aos pólos, há uma força que faz inclinar a extremidade da agulha, essa força é máxima nos pólos magnéticos e mínima no Equador.

ISOCLÍNICA: são linhas que aparecem nas cartas em altas latitudes, representando o mesmo valor de Inclinação Magnética.

DESVIO DE BÚSSOLA: quando falamos sobre bússola, dissemos que certos objetos próximos a ela poderão causar erros. Alem desses fatores há ainda, a própria estrutura da aeronave com seus parafusos de aço, etc.; poderão influenciar na indicação das direções que, mesmo já compensados, poderão causar novos erros relacionados com o Norte Magnético e a Linha Norte / Sul da bússola (NB), esse erro dá origem ao chamado DESVIO DE BÚSSOLA. Se o desvio for para a direita da linha do Norte Magnético, é chamado de ESTE (E) e se for para a esquerda é chamada de OESTE (W).

PROA: é uma direção que se mantém, orientando o eixo longitudinal de um dirigível.

PROA VERDADEIRA (PV): é o ângulo formado entre o norte verdadeiro e a linha do eixo longitudinal da aeronave.

PROA MAGNÉTICA (PM): é o ângulo formado entre o norte magnético e a linha longitudinal da aeronave.

RUMO: é o ângulo que demonstra uma direção a ser seguida.

RUMO VERDADEIRO (RV): é o ângulo formado entre o meridiano verdadeiro e a linha de rota.

RUMO MAGNÉTICO (RM): é o ângulo formado entre o norte magnético e a linha de rota.

ROTA (RO): é o caminho percorrido pela aeronave.

DERIVA (DER): é o ângulo formado entre a proa da aeronave e a rota que ela percorreu. Se a DER for para a esquerda recebe o sinal de menos ( - ) , se for a DER para a direita recebe o sinal de ( + ).

CORREÇÃO DE DERIVA (CD): é o ângulo formado entre o rumo e a proa.

ROTAÇÃO: é o movimento da Terra em torno do seu próprio eixo, no sentido OESTE para LESTE, dando origem aos dias e as noites.

TRANSLAÇÃO ou REVOLUÇÃO: é o movimento da Terra em torno do Sol, executando uma órbita.

SOL MÉDIO ou SOL FICTÍCIO: é o movimento em torno da Terra no sentido LESTE para OESTE.

CONCEITOS DE FUSO HORÁRIO:

- TODO FUSO HORÁRIO TEM 15o DE ARCO OU 1 HORA DE TEMPO, SENDO 7o 30’ PARA CADA LADO DA LONGITUDE CENTRAL DO FUSO.

LONGITUDE CENTRAL DE CADA FUSO = 000o GREENWICH, 015, 030, 045, 060, 075, 090, 105, 120, 135, 150, 165, 180o .

- DIVIDINDO-SE UMA LONGITUDE QUALQUER POR 15o , 15’, 15’’, OBTÉM-SE TEMPO = TL ou TF.

    - LADO W, A HORA ZULU (Z) É MAIS TARDE, O SINAL É DE ( + ), E AS LETRAS VÃO DE “N” a “Y”.

    - LADO E, A HORA ZULU (Z), É MAIS CEDO, O SINAL É DE ( - ), E AS LETRAS VÃO DE “A” a “M”, A LETRA “J” NÃO TEM.

    - UNIVERSAL TIME COORDENATED – UTC: é a mesma hora em qualquer fuso.
Obs: Deve ser sempre utilizada para navegar.

5 comentários:

  1. Forma da terra é geoide. *Geo=terra oide= forma*
    não esferóide. Está errado sua explicação!

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  2. "PÓLOS: são extremidades de um EIXO IMAGINÁRIO, em torno do qual a Terra gira no sentido anti-horário. A extremidade superior é chamada de Pólo Norte, a extremidade inferior é chamada de Pólo Sul."

    Ressalva para dizer que se trata de polo norte geográfico que possui o polo norte magnético que é o inverso do geográfico!

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  3. A definicão de arco é:Em matemática, arco é a porção compreendida entre dois pontos (os extremos) de uma curva. Existem, por exemplo, o arco de circunferência (também chamado de arco de círculo), o arco de elipse, etc. O arco que corresponde à metade de uma circunferência é uma semicircunferência; a quarta parte é um quadrante.

    Designa-se como amplitude de um arco (de circunferência) a medida do ângulo com vértice no centro da circunferência correspondente e definido pelos extremos do arco.

    Designa-se como corda o segmento de recta que une os extremos de um arco de circunferência. Quando dois arcos de circunferência compartilham a mesma corda (têm os mesmos extremos), diz-se que são arcos suplementares.

    Designa-se como flecha o segmento de recta perpendicular a uma corda cujas extremidades são o ponto médio da corda e o ponto correspondente no arco.

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  4. "EQUADOR: é um Círculo Máximo que divide a Terra em duas partes iguais" impossível ser iguais ! A terra não é uniforme! geoide...

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    1. PARA EFEITOS DE ESTUDO, A TERRA É CONSIDERADA UMA ESFERA PERFEITA, NESSE CASO.

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